Luisa Borba | Consultora de Imagem | contato@luisaborba.com

Você se permite errar?

December 8, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Para colorir

December 8, 2017

E aí, como foi o desafio da semana passada? Esta semana vamos falar mais especificamente sobre cores e como elas nos afetam.

Sem luz não há cor. Cor é uma percepção visual, uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, é como o olho interpreta a emissão de luz de um determinado objeto. Luz é radiação e possui diferentes comprimentos de onda – alou aula de física! – e as cores são geradas pelos diferentes comprimentos de onda. Elas não existem materialmente, não possuem corpo, são uma sensação. Reagimos mais emotivamente do que racionalmente diante das cores. Sobre o observador que recebe a comunicação visual, a cor exerce três ações: a de impressionar a retina, a de provocar uma reação e a de construir uma linguagem própria comunicando uma ideia.

As cores têm a capacidade de criar um leque de possibilidades criativas, e nos ajudam muito a passar determinada ideia sobre nossa imagem. Existem as cores quentes estão relacionadas ao calor, ao fogo, são estimulantes, passam a ideia de proximidade. São elas o vermelho, amarelo, laranja. As frias estão relacionadas com o frio com a água, passam a ideia de distanciamento, calma, leveza, são as cores azul e verde. As cores influenciam e determinam nossas escolhas em 3 fatores: sociológico, psicológico e fisiológico.
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vermelho

> Associação material: guerra, sangue, sol, mulher, feridas, perigo, fogo, rubi.
> Associação afetiva: força, energia, paixão, vulgaridade, coragem, furor, violência, calor, ação, agressividade. Simboliza encontro, aproximação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Laranja (faz correspondência ao vermelho moderado)

> Associação material: pôr do sol, festa, laranja, luz, outono, aurora, raios solares.
> Associação afetiva: tentação, prazer, alegria, energia, senso de humor, advertência.

 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Amarelo

> Associação material: palha, luz, verão, calor de luz solar, flores grandes.
> Associação afetiva: alerta, ciúme, orgulho, egoísmo, euforia, originalidade, iluminação, idealismo.
 
 
 
 

 

 

 

Verde 

> Associação material: frescor, primavera, bosques, águas claras, folhagem, mar, umidade.
 > Associação afetiva: bem-estar, saúde, paz, juventude, crença, coragem, firmeza, serenidade, natureza. De paz repousante e reservada, favorece o desencadeamento de paixões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Azul 

> Associação material: frio, mar, céu, gelo, águas tranquilas, feminilidade.
 > Associação afetiva: verdade, afeto, paz, advertência, serenidade, espaço, infinito, fidelidade, sentimento profundo.
 
 
 
 
 
 
 
BUT mesmo dentro das cores frias existem os tons mais quentes e vice-versa. A minha cartela de coloração pessoal é o VERÃO SUAVE, meu sub-tom é frio, mas as vezes tenho vontade de me sentir mais energizada usando a cor laranja e, ou coloco um ponto laranja longe do rosto – para não ficar com cara de abatida - bolsa, cinto, sapato ou procuro algo em um tom de laranja mais frio! No mundo das cores tudo é possível e ajustável. 

É interessante saber quais são as cores que nos valorizam, qual é a nossa cartela de coloração pessoal, tudo isso é autoconhecimento, nos dá segurança na hora das compras e as chances de comprar peças erradas serão menores.

Com o teste de coloração pessoal descobrimos qual a paleta de cores ideal para o nosso tipo de pele, se nosso sub tom é quente, frio ou neutro. Saber a temperatura da pele é importantíssimo para a escolha da maquiagem correta e da cor de cabelo, para quem pinta.

Já sei que me empolguei aqui aqui e acabei falando bastante... Então nos vemos semana que vem para falar sobre combinação de cores.

Beijo

Luisa Borba
 
Share on Facebook
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo